O chatbot marketing
Como usar chatbot no marketing?
O chatbot tem como principal trunfo a facilidade de iniciar diálogos com o público. Além disso, os robôs conversacionais possibilitam interações mais ágeis, sem exigir dos usuários total atenção ou instalação de aplicativos.
Essas e outras características só têm a beneficiar as estratégias de marketing da empresa.
Veja a seguir de que maneiras você pode implementar o chatbot no marketing do seu negócio.
1. Prospecção de novos clientes
Os chatbots também podem ser utilizados para fazer os contatos iniciais com clientes em potencial.
Um chatbot hospedado na plataforma do Facebook Messenger, por exemplo, pode segmentar os visitantes do perfil da marca na rede social para iniciar diálogos a fim de prospectar novos clientes.
2. Geração e qualificação de leads
Os chatbots são muito eficientes na coleta e armazenamento de dados cadastrais dos usuários com quem a empresa interage.
Esses robôs podem oferecer algo relevante em troca, como conteúdos ricos ou descontos exclusivos no produto ou serviço que a empresa comercializa.
De posse dessas informações sobre os leads, a plataforma começa a personalizar as mensagens e qualificar os leads a cada interação. Assim, eles são conduzidos por todo o funil de vendas.
3. Engajamento com a marca
Outra maneira de usar o chatbot marketing é no aumento do engajamento de prospects, leads e clientes com a marca.
Com essa ferramenta, os usuários conversam com a empresa como se estivessem conversando com um amigo. Isso gera uma aproximação e uma identificação maior com a marca, que faz uso de discursos personalizados de acordo com os gostos, interesses e preferências do usuário.
4. Execução de pós-venda e fidelização
O chatbot marketing também pode ser utilizado para executar estratégias de pós-venda, como entrar em contato com o cliente questionando-o sobre sua satisfação com o produto ou mantendo-se disponível para esclarecer quaisquer dúvidas. Essa estratégia contribui para a fidelização dos clientes.

Comentários
Postar um comentário