Tendências de Marketing Digital para 2023
Tudo isso aponta para as tendências para o marketing 2023.
tendências de análise de dados a que o responsável de marketing deve estar atento
muito se tem falado de Big Data, machine learning e datascience nos últimos anos, pela enorme quantidade de dados que todos os dias são gerados pelos negócios, e poucos fazem alguma coisa com eles. A análise de dados em Business Intelligence permite obter insights preciosos para traçar a estratégia de Marketing e Vendas da empresa.A Estratégia de Marketing baseia-se muito em números e a verdadeira ciência é saber distinguir entre os números da vaidade e aqueles que são realmente indicadores do pulsar do negócio. O seu cliente agradece.
Antes de mais, é importante esclarecer de que estamos a falar quando nos referimos ao Business Intelligence:
Business intelligence – conceito que engloba um vasto conjunto de aplicações de apoio à tomada de decisão que possibilitam um acesso rápido, partilhado e interactivo das informações, bem com a sua análise e manipulação; através destas ferramentas, os utilizadores podem descobrir relações e tendências e transformar grandes quantidades de informação em conhecimento útil. in “Business Intelligence”, de Carlos Sezões, José Oliveira e Miguel Baptista.
Tendência # 1
Há cada vez mais dados externos com que a empresa tem de lidar, além dos dados internos: canais sociais, parceiros e clientes.
Tendência # 2
A recolha de dados fiáveis e pormenorizados é imprescindível para se fazer um bom trabalho de Marketing de Conteúdo. Começar hoje já é tarde.
Tendência # 3
A Análise Preditiva está cada vez mais ao alcance de todos.
Tendência # 4
O Business Intelligence em self-service: a análise dos dados e criação de relatórios já não está centralizado no Departamento de Tecnologias de Informação. A tendência será facilitar o acesso aos relatórios por parte de outros departamentos de modo imediato, como é o caso do Marketing, com plataformas próprias.


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