Tendências de Marketing Digital para 2023

 


Tudo isso aponta para as tendências para o marketing 2023. 
A análise de dados, o chatbot, a inteligência artificial, a hiperautomação e a personalização são algumas das estratégias e das ferramentas que estarão em evidência no ano.

tendências de análise de dados a que o responsável de marketing deve estar atento

muito se tem falado de Big Data, machine learning e datascience nos últimos anos, pela enorme quantidade de dados que todos os dias são gerados pelos negócios, e poucos fazem alguma coisa com eles. A análise de dados em Business Intelligence permite obter insights preciosos para traçar a estratégia de Marketing e Vendas da empresa.

Estratégia de Marketing baseia-se muito em números e a verdadeira ciência é saber distinguir entre os números da vaidade e aqueles que são realmente indicadores do pulsar do negócio. O seu cliente agradece.


O que é Business Intelligence?

Antes de mais, é importante esclarecer de que estamos a falar quando nos referimos ao Business Intelligence:

Business intelligence – conceito que engloba um vasto conjunto de aplicações de apoio à tomada de decisão que possibilitam um acesso rápido, partilhado e interactivo das informações, bem com a sua análise e manipulação; através destas ferramentas, os utilizadores podem descobrir relações e tendências e transformar grandes quantidades de informação em conhecimento útil.  in “Business Intelligence”, de Carlos Sezões, José Oliveira e Miguel Baptista.

Tendência # 1

Há cada vez mais dados externos com que a empresa tem de lidar, além dos dados internos: canais sociais, parceiros e clientes.

Tendência # 2

A recolha de dados fiáveis e pormenorizados é imprescindível para se fazer um bom trabalho de Marketing de Conteúdo. Começar hoje já é tarde.

Tendência # 3

A Análise Preditiva está cada vez mais ao alcance de todos.

Tendência # 4

O Business Intelligence em self-service: a análise dos dados e criação de relatórios já não está centralizado no Departamento de Tecnologias de Informação. A tendência será facilitar o acesso aos relatórios por parte de outros departamentos de modo imediato, como é o caso do Marketing, com plataformas próprias.

Comentários